segunda-feira, 4 de maio de 2015

DESIGREJADOS

(Antes de começar a ler, por favor dê play)


Sobre os desigrejados, acredito que possa estar havendo uma certa generalização. Existem sim pessoas que estão usando da liberdade para dar ocasião a carne (Gálatas 5:13), mas existem outros que apenas estão perdidos.        
Me encontro no momento sem nenhum vínculo com igreja institucional. E não porque não suporto regras, declaro ódio ou sou incapaz de ser submissa a autoridade. A grande questão é que eu estava totalmente perdida dentro da casa onde supostamente era a casa do meu pai, muita coisa ali não me fazia sentido e não condizia com a ideia de cristianismo que adquiri no decorrer dos anos, com leituras bíblicas, contato com pessoas na mesma situação que a minha e principalmente com contato com o Cristo.
Não concordo com a ideia de viver sozinho, fugindo de vínculos afetivos reais. Muito menos com o discurso de ódio contra a igreja. Acredito que tudo que Cristo nos ensinou culmine na edificação da igreja. O problema é que pareço não mais me encaixar nesse modelo institucional vigente! Não que eu tenha desistido das pessoas, da instituição e lavado minhas mãos. Eu até lutei. Lutei até onde pude, mas o sistema se encarregou de me jogar pra fora, pois eu era uma ameaça. O cenário atual nos empurra para sermos extraordinariamente estúpidos (Pastor Paulo Jr), fazendo-nos perecer a cada dia por falta de conhecimento (Oséias 4:6).
Não me entenda mal. Sei que isso possa parecer loucura pra você, e não espero que sua cabeça funcione exatamente como a minha. Eu só quero seguir a Cristo podendo ser plena naquilo que penso, acredito e sou. Não quero me martirizar ao pensar que estou longe dEle, quando questiono questões tão dogmáticas a instituição igreja, ou quando tenho questões de cunho cientifico. Quero segui-Lo racionalmente, para além das minhas tão instáveis emoções. Sinto falta da comunhão verdadeira que dispensa totalmente a obrigatoriedade, do amor sincero que considera o próximo superior a si mesmo (Filipenses 2:3) e da exposição fiel da palavra, que me confronta a ser aquilo que Cristo quer que eu seja.
Eu não sou a desigrejada que espalham que sou. Estou apenas perdida, procurando algum lugar onde o evangelho pregado seja condizente com aquele que Cristo deixou. E mesmo por hora longe da instituição, nunca estive distante dEle. O que é a igreja senão a reunião dos santos? Santos aqueles que reconhecem sua fragilidade e natureza pecaminosa. Mesmo que esses nunca tenham se visto antes, em uma primeira reunião já demonstram sentimento de família, exercendo aquilo que demonstra que somos filhos de Deus, o AMOR.
Aqueles que me conhecem de perto sabem o quanto prezo a igreja, o quanto sinto falta dela, e o quanto espero que ela possa ser um lugar para todos. Que Deus me permita participar desse novo movimento emergente, não determinando o fim da igreja, mas lutando pra que ela volte ao cristianismo puro e simples, onde Cristo, é o centro de todas as coisas. 



3 comentários:

  1. Devemos sim buscar viver o verdadeiro evangelho, apesar de grande parte dos homens que compõem a igreja não viverem conforme a palavra , a instituição igreja foi estabelecida por Cristo na terra, não digo as paredes , mas a igreja em si.Pelo seu texto, você aparenta ter a consciência de que apesar de enxergarmos os desvios da igreja, não é da vontade de Deus abandonarmos a congregação, Deus já deixou claro na sua palavra que haveria falsos profetas, em 2 Tm que haveriabum tempo que não mais suportariam a sã doutrina mas que se deleitariam em fábulas e diz " mas tu permaneces firme e cumpre a obra de um evangelista , prega a palavra a tempo e fora de tempo".a solução não é abandonar a igreja, e sim permanecer firme com oa olhos fitados em Cristo, porque Ele quem opera, e ainda que não pareça pra nós , tudo está sobre o controle de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Hebreus: 10. 23. retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; 24. e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25. não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

    ResponderExcluir
  3. Irmã , paz e graça,com ousadia em Cristo te digo que se colocar suas dúvidas e suas indignações em Cristo, não se sentirá perdida, Cristo diz ser o caminho , Ele nao diz que nos encontraríamos em outro lugar , nao esteja na igreja buscando segui-la, siga a Cristo, e consequentemente assim você permanecerá firme e nao "perdida". A igreja é importante para a comunhão entre os irmãos , não abandone jamais simplesmente por falsas doutrinas, o evangelho se cumpre mesmo naquilo que nao desejamos, a palavra de Deus é viva e se cumpre a cada dia, o ler e conhecer a palavra é exatamente pra mantermos uma fé racional , podendo saber se o que pregam está de acordo com a palavra de Deus. Que a graça de Deus cresça na sua vida, que Cristo seja o maior anseio do teu coração, creio que o anseio pelo verdadeiro evangelho agrada o coração do Senhor, Ele te ama e te usará pra honra e glória dEle!

    ResponderExcluir