domingo, 27 de abril de 2014

Arte Cristã

A arte nos últimos anos tem tomado um espaço importante no contexto cristão, com produções de excelência, que pontuam aspectos que haviam sido esquecidos pelos cristãos, como responsabilidade social, politica, conduta cristã, poesia, dentre outros assuntos. Por muito tempo, andamos vagando por ministérios de louvor, dança e teatro que não se preocupavam em oferecer algo de qualidade, tanto a Deus quanto aos 
demais. Infelizmente ainda nos vemos rodeados por pessoas não tão compromissadas com o dom que lhe foi concedido, achando que o mesmo não precisa ser aprimorado para o bom andamento da obra de Deus. 

Felizmente os artistas cristãos tem se voltado a fazer arte com qualidade (claro que ainda são muitos os que se munem de distorções da palavra para fazer musicas que vendem no mercado gospel, com mensagens de cunho vingativo, ostentador, excludente e punitivo.) com criações que criticam questões sociais, que nos lembram da nossa responsabilidade com o ambiente e com as pessoas, criticas que nos fazem refletir sobre 
nossa condição atual. Talentos têm sido revelados, talentos que se preocupam em fazer arte com qualidade, seguindo a premissa de que a sua produção é para Deus. 

Estamos vivendo um tempo em que o cristão tem se desvinculado do gospel, a ideia de que, ao professar a fé cristã não se podem ter gostos pela boa poesia, música, teatro dentre outras artes não existe mais (ou não deveria). A minha condição cristã não exclui minha condição de um ser no mundo, que adquire suas preferencias em sua relação com o meio, sendo nós seres humanos e brasileiros gostamos de samba, MPB, moda de viola, músicas com conteúdo, poesia, literatura, espetáculos de dança e teatro e humor. 

Que o Reino de Cristo possa ser estabelecido entre nós, de forma gloriosa e magnifica! 
Que possamos nós adorá-Lo com tudo que há em nós, inclusive nosso intelecto. 

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” 
(Colossenses 3:23) 

 “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus” 
(Romanos 8:19-20) 

Um comentário: